Vi que muitos ainda tem problema com descarga de bateria no fusca e são poucos os eletrecistas e mecânicos que conhecem as minucias do veículo e já vão logo oferecendo alternador a troca do mesmo. Vou passar algumas dicas que com certeza vão melhorar muito a durabilidade das suas baterias - e você vai poder manter seu carro original mesmo que ele use dinamo!
1==Malha(cordoalha) de aterramento do assoalho ao câmbio - uma das principais causas de descarga da bateria em carros antigos(R$3,00 +ferramentas)
Se entrar embaixo do seu carro (pelo lado atras), você verá uma espécie de malha metalica que liga o cambio no assoalho, parecida com o negativo da bateria. Veja na imagem:
Cada partida que você da no carro esta malha aquece por estar velha e conduzindo mau a eletricidade, este calor, é energia da sua bateria sendo jogada fora que deveria estar indo para o motor de partida, e não é pouca, muitas vezes esta queda é suficiente para estragar uma bateria nova. Vamos adicionar então uma malha extra de redundância para garantir que mesmos as peças já antigas tenham uma ótima condução.
Com uma chave 17(recomendo L17) e também uma 13, solte outro parafuso que não esta sendo usado pela malha atual no cambio e no assoalho e coloque a malha extra(R$3,00), de uma lixada nos contatos onde a malha vai ficar, e use arroelas se quiser, pronto agora você tem duas malhas de aterramento e sua bateria vai dar partidas bem mais leves. Veja como ficará:
Note também na figura acima que o aterramento antigo esta molhado de óleo que funciona como fita isolante atrapalhando severamente o aterramento. Assim trabalhar com mais de um aterramento evitará estes tipos de problema.
Se for mecher no aterramento velho também ou esta num fim de semana sem ter onde comprar o aterramento novo não recomendo que mude-o de lugar original, apenas limpe-o bem, e faça uma lixa nos contatos onde ele estava - óbviamente compre o aterramento extra assim que puder!
Entre outras vantagens desta dica estão: menor aquecimento da bobina, maior faísca, melhor funcionamento do condensador e por consequência do bom aterramento do condensador maior duração do platinado. Em carros com ignição eletrônica vai melhorar também o bom funcionamento e diminuir o aquecimento dos transistores.
Segurança: Use cavaletes para entrar embaixo do carro OU ao invés de ergue-lo, suba ou coloque o carro em tabuas mais largas que o pneu, estas tornando o carro mais alto permitem que você entre embaixo dele sem necessidade de ergue-lo. Esteja em um local plano e com o cambio engatado em primeira e freio de mão bem puxado![/b]
O positivo do motor de partida, especialmente o bendix, se limpos também irão fazer com que uma bateria descarregada seja capaz de ligar o carro mais algumas vezes (aumentando a duração de uma boa).
2==Arrume o afogador pois o motor de partida gira mais leve(e o que isso tem a ver?)R$0,00
O afogador fecha a entrada de ar, o que produz a mistura rica.
Uma mistura rica tem como característica gerar torque sem necessidade de altas rotações. Como este torque aumenta, o motor ainda girando lentamente(antes de pegar), torna-se mais leve pois começa a fazer parte da força necessária, assim este consumirá menos energia ou precisará de menos energia para continuar girando. A bateria só terá que girar o motor sozinha nos primeiros décimos de segundo, e depois o motor passará a ficar cada vez mais leve até assumir o próprio funcionamento. Pisar no acelerador ajuda mas não produziu os mesmos efeitos do afogador nos meus testes (pretendo postar um vídeo).
Se no frio o motor de partida ta virando devagarzinho é simples resolver! Acione o afogador e vai ver como ele vai girar rápido e pode até desliga-lo pois vai girar novamente do mesmo jeito!Originalmente o afogador devia ser acionado pelo painel antes da partida, mas se o seu já não funciona pode usar a imagem abaixo:
Depois de acionado até travar(faça um pouco de força), de partida no carro observe como agora o motor de partida gira leve e rápido (COMO mágica!) - Evite acelerar na partida com o afogador puxado pois não é necessário e vai apenas dificultar neste caso, exceto dar uma "casquinha" ;-). Seguir essa dica também diminui o consumo da sua bateria quando ela ainda esta boa. Não esqueça de voltar o afogador ao normal antes do passeio...
Para não ter mais problemas, re-ligue o cabo do afogador no painel para poder fazer este processo com comodidade e garanto que será muito mais dificil sua bateria descarregar.
O afogador ainda oferece outras vantagens por ser uma peça original e necessária ao carro: Desde a maior duração do motor à uma ajuda quando se esta muito tempo parado no trânsito à noite e precisa carregar a bateria, puxando levemente o afogador (para que a luz de bateria se apague).
Consulte o manual do seu carro para aprender mais sobre o uso do afogador!
3==Carro fabricado até anos 80(dinamo) + toca-cds (R$0,00)
Os toca-cds consomem mesmo desligados, pois ficam em stand-by(não adianta arrancar a frente deles). Apesar do consumo ser pequeno ele é a todo tempo, e por isso pode não ser compatível com a recarga lenta do dinamo - que em sua época usava toca-fitas (com acionamento mecânico).
Se vai utiliza-los em um carro com dinamo(carga lenta usada até os anos 79/80) ou um carro que fica muito tempo parado, um jeito de resolver isso é simplesmente desligar a cordoalha de aterramento da bateria quando não for usar o carro!
Outra forma mais elegante é ligar o toca-cd com a ignição, assim poderá usar o toca-cd com o motor ligado não tendo riscos de descarga, e isto é simples, basta ligar em qualquer conexão de um dos três primeiros fusíveis da esquerda para direita olhando de dentro do porta-malas, pois isto fará com que ele se acione somente com a ignição. Para um carro com dinamo ou com alternador cansado que rode menos de 5 dias por semana ou pequenos trajetos é praticamente obrigatório fazer essa ligação: Imagine só voce anda 30 minutos com o carro por dia e as outras 23:30 deixa ele com o toca-cd la descarregando, vai ficar sem bateria sem dúvida nenhuma, se o eletrecista não concorda(pq o toca-cd não gasta nada), então vai empurrar o carro muitas vezes ainda às custas deste pensamento, pois na época do seu fusca não existia esse dispositivo! Os antigos toca-fita tinham acionamento mecânico e por isso não precisavam ser ligados nestes 3 fusíveis como indiquei, mas para o toca-cd pode precisar.
Seja feliz com seu fusca e pode sim ouvir música no passeio, usando seu toca-cd.
4==Carro que é usado menos de 5 dias por semana ou que faz apenas pequenos trajetos (R$ 0,00)
Todo mundo sabe que carros que andam pouco ou ficam parados acabam descarregando a bateria.Dar partidas na garagem para recarregar a bateria, pode ser também um grave erro bem intencionado, pois cada partida, gasta cerca de 20 minutos de re-carga!
Para que o problema não aconteça novamente é simples, e leva menos de 5 minutos, simplesmente desconecte a cordoalha de aterramento da bateria (fica do lado esquerdo sobre a bateria), usando um alicate ou chave 12/13 e retire a cordoalha. O processo não oferece riscos para veículos antigos, não da choques ou curto(se tirar o negativo), e é extremamente simples e recomendado nestas situações - para que correr o risco de ter que comprar uma bateria nova? Se você é deste caso de uso do fusca ocasionalmente, ou trajetos de muito trânsito parado, recomendo também a leitura do tópico 11 (dentro deste tutorial).
5==Luz da bateria e o estado de conservação do seu gerador
Em carros com dinamo quando em perfeito estado, a luz da bateria fica enfraquecida ou oscilando na marcha lenta - mas, para não ter dúvidas do bom funcionamento do mesmo pise levemente no acelerador repare que a luz apaga imediatamente (sim, se demorar pode estar precisando trocar as escovinhas ou fazer uma boa limpeza - pode-se usar spray de limpa contato dentro do dinamo ou pressione melhor as escovinhas para dentro).
Em carros com alternador a luz apaga imediatamente depois que o motor entra em funcionamento.
Veja o tópico 15 para maiores informações!
6==Ponto do motor atrasado ou muito adiantado: (um dos principais motivos de descarga da bateria no fusca e outros) R$5,00
Se você comprou seu fusca recentemente ele com certeza esta com o motor fora do ponto!
São poucos os donos que se importam com isso, e vai descarregar a bateria de uma forma interessante: Ela não chega a ficar sem carga inicialmente, mas gira lentamente até que o carro fica sem bateria. Peça para um mecânico (Barato) ou se quiser, ajuste o ponto conforme explicado nosvídeos do link abaixo:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,61694.0.html
Ajuste do ponto torna a partida muito mais leve, pois com o motor fora do ponto além de ficar difícil de pegar, fica muito muito pesado para girar, pois as explosões ocorrem no tempo errado, fazendo o trabalho oposto ao do motor de partida e também dificultando a estabilização do mesmo em funcionamento(partida demorada e pesada).
Velas e cabos de vela novos irão garantir uma partida mais suave também: Com as explosões mais fortes o motor gira desde a partida, como no caso de puxar o afogador(realmente sente-se a diferença na velocidade q gira o motor de partida logo no início, é incrível a diferença).
7==Polos de bateria limpos e cabo de aterramento novinho! R$ 0,00-12,00
Faça o possível para que os polos de bateria tenham uma cor quase cromada, isto garante a melhor condutividade (a má condutividade gera calor e este calor é a energia gasta da sua bateria em nada), pode usar limpa contato que custa cerca de 6,00. Os plugs podem ser lixados suavemente com uma lixa dagua que vai te custar 2 reais. Lixe até sair a crosta, se a bateria for muito velha pode dar uma lixadinha em seus contatos tbm, pode até usar lixa de unha usada pois deve fazer de leve. Troque se possível a malha de aterramento e não use ela se estiver
desfiada, coloque uma malha nova. Vai custar mais 12 reais.
Encape com alguma borracha ou com fita isolante por cima o positivo do cabo de forma que não tenha riscos de curto com o banco. O negativo é ligado na lataria, o positivo no regulador de voltagem.
8==Usar as marchas corretas
O manual do fusca é sábio: Ele diz que se a pessoa trabalhar com o motor forçado (velocidade abaixo da marcha escolhida), poderá ter problemas com o motor e não só com o motor mas com a bateria. Use as marchas certas e se vai ficar muito tempo no trânsito de aquele toquinho no acelerador as vezes para manter a luz da bateria apagada.
9==Não apenas desengatar o carro antes da partida, mas pisar fundo na embreagem
É bastante simples a dica, porém funciona para dar um ganho extra na sua bateria. Motor também ficará mais leve de girar facilitando a partida!
(Dica de _Douglas)
10==Correia nova e bem ajustada no Dinamo (R$ 25,00)
Quando os faróis e outros elementos de grande consumo elétrico estiverem em funcionamento, podem ser necessários mais do que 0,5CV para fazer girar o dinamo à velocidade exigida. Nesta situação, se a correia estiver frouxa ou desgastada, patinará, impedindo a correta recarga. Para evitar isso podemos substituir a correia ou reajusta-la, este processo esta documentado no manual do veículo e pode ser feito por qualquer pessoa com uma pouco de paciência. Em dois é mais fácil realizar o processo...
Em casos de problemas com o dinamo (se a luz bateria não esta apagando), consulte o tópico 14 para maiores informações.
11==Contatos da caixa de fusíveis R$0,00
Se possível com uma lixa de unha ou uma lixa dagua lixe com cuidado todos os contatos da sua caixa de fusíveis, retire um fio lixe e conecte novamente para não se perder. Mau-contato gera calor e calor é energia sendo disperdiçada, acredite o seu rádio(a partir de qualquer transitorizado estabilizado), sua injeção eletronica(se presente - a maioria dos fuscas é carburado) e seu sistema de ignição é "inteligente" o bastante para consumir mais quando percebe uma queda de tensão devido a um mínimo mau contato desse tipo e descarregar a bateria bem mais cedo. Outros dispositivos como lampadas podem enfraquecer e não necessariamente aumentar o consumo, mas se não enfraquecerem gerarão calor e perda de energia
12==Tenha um carregador e se sua bateria descarregou a ponto de precisar de tranco não use o dinamo ou alternador para carrega-la: R$15-30,00
Se você usa o dinamo ou alternador para carregar a bateria depois de uma descarga que exigiu um tranco, esta no caminho errado, o tranco é bom para levar o carro para casa mas não é porque voce andou com o carro que a bateria já esta carregada mesmo que agora ela de uma partida. Garanto que cada vez que você fizer isso vai danificar sua bateria em 30% e não vai conseguir boa recarga, com o tempo vai ter que substitui-la por recarga incorreta(A recarga destes dispositivos não é suficientemente estabilizada, e é muito veloz, ou seja é segura apenas para repor uma bateria com meia carga).
Recarregue usando um carregador nem que seja destes mais baratos com lampada (R$ 15-30,00). Voce vai achar em hiper-mercados. Sempre tire a bateria do carro para recarga se necessário e de acordo com a velocidade do carregador e da capacidade da bateria deixe ela carregando com carinho e vai ficar ótimo! Carregadores de lâmpada demoram até 72 horas para carregar uma bateria - não há riscos de sobrecarga, porque a bateria para de receber carga depois de um certo limite.
Veja o tópico 15 para diagnósticos do dinamo/alternador.
13==Se sua bateria permite repor água, deve-se cuidar do nível 1 vez por mês: (R$ 1,00)
As baterias de repor água exigem um cuidado especial, a reposição de água destilada, ou a checagem do nível de água.
O procedimento é muito simples, mesmo! Retire a tampa que da acesso as tampinhas de reposição e verifique o nível de eletrólito e se necessário complete com água destilada. O liquido deve ficar cerca de 2cm acima das placas ou no nível assinalado na bateria.
Você pode encontrar água destilada em auto-peças e até em farmácias, ou coletando água da chuva, mas o preço de comprar o produto específico é irrisório e aumentará muito a vida útil da sua bateria!
As baterias de repor água tem a vantagem de que podem ser "lavadas" por dentro quando não seguram mais carga, para isso, você precisará gastar cerca de no máximo 20 reais, com bicarbonato de sódio e solução para bateria, siga o tópico deste fórum para mais informações:
http://ybrfactor.forumeiros.com/t874-sua-bateria-nao-segura-mais-carga
14==Comutador de ignição R$ 12,00
"O fusquinha esta bem o unico problema é que na hora de dar partida tem que voltar um pouquinho a chave senão ele morre"
Comutador de ignição com mau contato é o pior dos vilões para a seu motor de partida e também para sua bobina e bateria! Irá sem dúvida danifica-los(ou seus auxiliares), vai queimar o platinado em menos tempo, vai estragar o condensador, vai queimar tudo me escute - este sistema não pode trabalhar com mau-contato, porque vai estragar o bendix que é um pouco chato para fazer a troca (tem que entrar embaixo do carro). O comutador é barato, e a troca dele fará uma economia incrível de bateria, se o carro chega a não girar nada o motor de partida, o culpado pode ser o comutador.
Atras de onde se coloca a chave do carro solta-se 2 parafusos fenda e terá imediatamente acesso ao comutador de partida, depois para soltar a fiação, va no porta malas e soltando com cuidado os cabos do comutador você anotará as cores e como estavam ligados caso se perca, depois será só colocar o comutador novo e evitar muitas dores de cabeça! Se tiver dúvidas das ligações dos fios, entre em contato e responderei imediatamente, acredita é muito simples trocar esta peça que se não trocada pode trazer muitas dores de cabeça no futuro!
15==Se a luz da bateria não apaga ou demora para apagar quando se acelera R$10-60,00
Dinamo(fusca até anos 80)
Para tirar a dúvida se o dinamo carrega ou não a bateria veja o seguinte tópico:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,64815.0.html
Para trocar as escovinhas do dinamo veja o seguinte tutorial do misterjk:
http://portalvolksvida.blogspot.com....scovas-do.html
Por último verifique o regulador de voltagem conforme o tópico 16
Alternador - vídeos do tonella:
http://www.youtube.com/results?search_query=alternador+tonella
Veja o tópico número 20 para diagnóstico de dinamo e alternador antes de tomar qualquer decisão.
16==Verifique como anda o regulador de voltagem:
Alguns problemas de regulador podem apagar a luz da bateria, mas sem carrega-la, verifique!
17==Verifique a fiação do freio embaixo do tanque de gasolina (descarregam a bateria, podem tirar sua vida ou destruir seu carro) R$1,00
1- Afroxe os parafuso da roda dianteira do motorista sem tira-los.
2- Erga o carro com um macaco colocando o macaco na frente do carro nos suportes.
3- Desparafuse e tire a roda, ve os fios do cilindro de freio? Verifique se estão imendados com fita isolante se estiverem use muita fita isolante para encapar, pois se entrar água vai dar curto e descarregar a bateria
4- Repare nos conectores eles devem ter uma proteção plastica, mas se não tem, retire um de cada vez e use uma capinha de plastico para terminal, acha em auto-peças e é bem baratinho, exceto que você não ligue de faíscas numa batida forte embaixo do seu tanque, recomendo que pelo menos enrole estes terminais com fita isolante para que quando o cabo escapar e bater na lataria (na batida), ele não produza faísca.
18==Verifique fiação próximas do tanque e em lugares onde passa gasolina R$0,00
1- Abra o capo do porta-malas. Verifique o estado dos fios que ligam as setas, faróis, etc. Devem estar todos em bom estado e não desemcapados. Estamos perto do tanque, além de descarregar a bateria isto pode ser perigoso em batidas!
2- Abra o capo do motor, veja se a fiação que leva energia a bobina não esta deteriorada. Todos os cabos devem ter terminais ou terminais encapados neste ponto.
3- Troque os cabos de vela - você vai gastar R$7,00 num jogo segunda linha marflex, que é relativamente melhor que usar um cabo muito velho!
4- Verifique se não há curtos com a buzina (ela não funciona mas seu rele ou esta própria aquece)... ela fica embaixo do farol do lado do
motorista, se tiver um fio solto ao invés da buzina ali encape-o. Abra o capo e veja se não há um rele próximo desse local (Geralmente vermelho
com um simbolo circular), se estiver quente com o carro desligado, melhor desligar estes fios e encapa-los com carinho - pois é um consumidor em potencial.
19==Elimine Gambiarras do interior R$0,00
1- Do lado do passageiro passa o chicote elétrico, dificilmente isto causa incendios perigosos, exceto quando a mangueira de combustivel foi
erroneamente passada neste local (culpa de mecânicos inexperientes), mas a descarga da bateria é provavel! Erga o carpete do lado do passageiro
que fica encostado no tunel, verá uma espécie de tubo de borracha onde passam os fios do seu carro, veja o estado dele, se tiver furos ou
rasgos, examine atentamente, se não há aquecimento com o carro em funcionamento, encape estes pontos para evitar entrada de água ou outras
coisas. Suavemente balance este tubo emborrachado e veja se algum componente do carro falha(com o carro ligado)
2- Puxe a lente da lampada de iluminação interna e verifique como estão seus fios. Para deixa-la apagada sempre, deixe o interruptor no centro, e
consulte o manual do veículo.
1==Malha(cordoalha) de aterramento do assoalho ao câmbio - uma das principais causas de descarga da bateria em carros antigos(R$3,00 +ferramentas)
Se entrar embaixo do seu carro (pelo lado atras), você verá uma espécie de malha metalica que liga o cambio no assoalho, parecida com o negativo da bateria. Veja na imagem:
Cada partida que você da no carro esta malha aquece por estar velha e conduzindo mau a eletricidade, este calor, é energia da sua bateria sendo jogada fora que deveria estar indo para o motor de partida, e não é pouca, muitas vezes esta queda é suficiente para estragar uma bateria nova. Vamos adicionar então uma malha extra de redundância para garantir que mesmos as peças já antigas tenham uma ótima condução.
Com uma chave 17(recomendo L17) e também uma 13, solte outro parafuso que não esta sendo usado pela malha atual no cambio e no assoalho e coloque a malha extra(R$3,00), de uma lixada nos contatos onde a malha vai ficar, e use arroelas se quiser, pronto agora você tem duas malhas de aterramento e sua bateria vai dar partidas bem mais leves. Veja como ficará:
Note também na figura acima que o aterramento antigo esta molhado de óleo que funciona como fita isolante atrapalhando severamente o aterramento. Assim trabalhar com mais de um aterramento evitará estes tipos de problema.
Se for mecher no aterramento velho também ou esta num fim de semana sem ter onde comprar o aterramento novo não recomendo que mude-o de lugar original, apenas limpe-o bem, e faça uma lixa nos contatos onde ele estava - óbviamente compre o aterramento extra assim que puder!
Entre outras vantagens desta dica estão: menor aquecimento da bobina, maior faísca, melhor funcionamento do condensador e por consequência do bom aterramento do condensador maior duração do platinado. Em carros com ignição eletrônica vai melhorar também o bom funcionamento e diminuir o aquecimento dos transistores.
Segurança: Use cavaletes para entrar embaixo do carro OU ao invés de ergue-lo, suba ou coloque o carro em tabuas mais largas que o pneu, estas tornando o carro mais alto permitem que você entre embaixo dele sem necessidade de ergue-lo. Esteja em um local plano e com o cambio engatado em primeira e freio de mão bem puxado![/b]
O positivo do motor de partida, especialmente o bendix, se limpos também irão fazer com que uma bateria descarregada seja capaz de ligar o carro mais algumas vezes (aumentando a duração de uma boa).
2==Arrume o afogador pois o motor de partida gira mais leve(e o que isso tem a ver?)R$0,00
O afogador fecha a entrada de ar, o que produz a mistura rica.
Uma mistura rica tem como característica gerar torque sem necessidade de altas rotações. Como este torque aumenta, o motor ainda girando lentamente(antes de pegar), torna-se mais leve pois começa a fazer parte da força necessária, assim este consumirá menos energia ou precisará de menos energia para continuar girando. A bateria só terá que girar o motor sozinha nos primeiros décimos de segundo, e depois o motor passará a ficar cada vez mais leve até assumir o próprio funcionamento. Pisar no acelerador ajuda mas não produziu os mesmos efeitos do afogador nos meus testes (pretendo postar um vídeo).
Se no frio o motor de partida ta virando devagarzinho é simples resolver! Acione o afogador e vai ver como ele vai girar rápido e pode até desliga-lo pois vai girar novamente do mesmo jeito!Originalmente o afogador devia ser acionado pelo painel antes da partida, mas se o seu já não funciona pode usar a imagem abaixo:
Depois de acionado até travar(faça um pouco de força), de partida no carro observe como agora o motor de partida gira leve e rápido (COMO mágica!) - Evite acelerar na partida com o afogador puxado pois não é necessário e vai apenas dificultar neste caso, exceto dar uma "casquinha" ;-). Seguir essa dica também diminui o consumo da sua bateria quando ela ainda esta boa. Não esqueça de voltar o afogador ao normal antes do passeio...
Para não ter mais problemas, re-ligue o cabo do afogador no painel para poder fazer este processo com comodidade e garanto que será muito mais dificil sua bateria descarregar.
O afogador ainda oferece outras vantagens por ser uma peça original e necessária ao carro: Desde a maior duração do motor à uma ajuda quando se esta muito tempo parado no trânsito à noite e precisa carregar a bateria, puxando levemente o afogador (para que a luz de bateria se apague).
Consulte o manual do seu carro para aprender mais sobre o uso do afogador!
3==Carro fabricado até anos 80(dinamo) + toca-cds (R$0,00)
Os toca-cds consomem mesmo desligados, pois ficam em stand-by(não adianta arrancar a frente deles). Apesar do consumo ser pequeno ele é a todo tempo, e por isso pode não ser compatível com a recarga lenta do dinamo - que em sua época usava toca-fitas (com acionamento mecânico).
Se vai utiliza-los em um carro com dinamo(carga lenta usada até os anos 79/80) ou um carro que fica muito tempo parado, um jeito de resolver isso é simplesmente desligar a cordoalha de aterramento da bateria quando não for usar o carro!
Outra forma mais elegante é ligar o toca-cd com a ignição, assim poderá usar o toca-cd com o motor ligado não tendo riscos de descarga, e isto é simples, basta ligar em qualquer conexão de um dos três primeiros fusíveis da esquerda para direita olhando de dentro do porta-malas, pois isto fará com que ele se acione somente com a ignição. Para um carro com dinamo ou com alternador cansado que rode menos de 5 dias por semana ou pequenos trajetos é praticamente obrigatório fazer essa ligação: Imagine só voce anda 30 minutos com o carro por dia e as outras 23:30 deixa ele com o toca-cd la descarregando, vai ficar sem bateria sem dúvida nenhuma, se o eletrecista não concorda(pq o toca-cd não gasta nada), então vai empurrar o carro muitas vezes ainda às custas deste pensamento, pois na época do seu fusca não existia esse dispositivo! Os antigos toca-fita tinham acionamento mecânico e por isso não precisavam ser ligados nestes 3 fusíveis como indiquei, mas para o toca-cd pode precisar.
Seja feliz com seu fusca e pode sim ouvir música no passeio, usando seu toca-cd.
4==Carro que é usado menos de 5 dias por semana ou que faz apenas pequenos trajetos (R$ 0,00)
Todo mundo sabe que carros que andam pouco ou ficam parados acabam descarregando a bateria.Dar partidas na garagem para recarregar a bateria, pode ser também um grave erro bem intencionado, pois cada partida, gasta cerca de 20 minutos de re-carga!
Para que o problema não aconteça novamente é simples, e leva menos de 5 minutos, simplesmente desconecte a cordoalha de aterramento da bateria (fica do lado esquerdo sobre a bateria), usando um alicate ou chave 12/13 e retire a cordoalha. O processo não oferece riscos para veículos antigos, não da choques ou curto(se tirar o negativo), e é extremamente simples e recomendado nestas situações - para que correr o risco de ter que comprar uma bateria nova? Se você é deste caso de uso do fusca ocasionalmente, ou trajetos de muito trânsito parado, recomendo também a leitura do tópico 11 (dentro deste tutorial).
5==Luz da bateria e o estado de conservação do seu gerador
Em carros com dinamo quando em perfeito estado, a luz da bateria fica enfraquecida ou oscilando na marcha lenta - mas, para não ter dúvidas do bom funcionamento do mesmo pise levemente no acelerador repare que a luz apaga imediatamente (sim, se demorar pode estar precisando trocar as escovinhas ou fazer uma boa limpeza - pode-se usar spray de limpa contato dentro do dinamo ou pressione melhor as escovinhas para dentro).
Em carros com alternador a luz apaga imediatamente depois que o motor entra em funcionamento.
Veja o tópico 15 para maiores informações!
6==Ponto do motor atrasado ou muito adiantado: (um dos principais motivos de descarga da bateria no fusca e outros) R$5,00
Se você comprou seu fusca recentemente ele com certeza esta com o motor fora do ponto!
São poucos os donos que se importam com isso, e vai descarregar a bateria de uma forma interessante: Ela não chega a ficar sem carga inicialmente, mas gira lentamente até que o carro fica sem bateria. Peça para um mecânico (Barato) ou se quiser, ajuste o ponto conforme explicado nosvídeos do link abaixo:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,61694.0.html
Ajuste do ponto torna a partida muito mais leve, pois com o motor fora do ponto além de ficar difícil de pegar, fica muito muito pesado para girar, pois as explosões ocorrem no tempo errado, fazendo o trabalho oposto ao do motor de partida e também dificultando a estabilização do mesmo em funcionamento(partida demorada e pesada).
Velas e cabos de vela novos irão garantir uma partida mais suave também: Com as explosões mais fortes o motor gira desde a partida, como no caso de puxar o afogador(realmente sente-se a diferença na velocidade q gira o motor de partida logo no início, é incrível a diferença).
7==Polos de bateria limpos e cabo de aterramento novinho! R$ 0,00-12,00
Faça o possível para que os polos de bateria tenham uma cor quase cromada, isto garante a melhor condutividade (a má condutividade gera calor e este calor é a energia gasta da sua bateria em nada), pode usar limpa contato que custa cerca de 6,00. Os plugs podem ser lixados suavemente com uma lixa dagua que vai te custar 2 reais. Lixe até sair a crosta, se a bateria for muito velha pode dar uma lixadinha em seus contatos tbm, pode até usar lixa de unha usada pois deve fazer de leve. Troque se possível a malha de aterramento e não use ela se estiver
desfiada, coloque uma malha nova. Vai custar mais 12 reais.
Encape com alguma borracha ou com fita isolante por cima o positivo do cabo de forma que não tenha riscos de curto com o banco. O negativo é ligado na lataria, o positivo no regulador de voltagem.
8==Usar as marchas corretas
O manual do fusca é sábio: Ele diz que se a pessoa trabalhar com o motor forçado (velocidade abaixo da marcha escolhida), poderá ter problemas com o motor e não só com o motor mas com a bateria. Use as marchas certas e se vai ficar muito tempo no trânsito de aquele toquinho no acelerador as vezes para manter a luz da bateria apagada.
9==Não apenas desengatar o carro antes da partida, mas pisar fundo na embreagem
É bastante simples a dica, porém funciona para dar um ganho extra na sua bateria. Motor também ficará mais leve de girar facilitando a partida!
(Dica de _Douglas)
10==Correia nova e bem ajustada no Dinamo (R$ 25,00)
Quando os faróis e outros elementos de grande consumo elétrico estiverem em funcionamento, podem ser necessários mais do que 0,5CV para fazer girar o dinamo à velocidade exigida. Nesta situação, se a correia estiver frouxa ou desgastada, patinará, impedindo a correta recarga. Para evitar isso podemos substituir a correia ou reajusta-la, este processo esta documentado no manual do veículo e pode ser feito por qualquer pessoa com uma pouco de paciência. Em dois é mais fácil realizar o processo...
Em casos de problemas com o dinamo (se a luz bateria não esta apagando), consulte o tópico 14 para maiores informações.
11==Contatos da caixa de fusíveis R$0,00
Se possível com uma lixa de unha ou uma lixa dagua lixe com cuidado todos os contatos da sua caixa de fusíveis, retire um fio lixe e conecte novamente para não se perder. Mau-contato gera calor e calor é energia sendo disperdiçada, acredite o seu rádio(a partir de qualquer transitorizado estabilizado), sua injeção eletronica(se presente - a maioria dos fuscas é carburado) e seu sistema de ignição é "inteligente" o bastante para consumir mais quando percebe uma queda de tensão devido a um mínimo mau contato desse tipo e descarregar a bateria bem mais cedo. Outros dispositivos como lampadas podem enfraquecer e não necessariamente aumentar o consumo, mas se não enfraquecerem gerarão calor e perda de energia
12==Tenha um carregador e se sua bateria descarregou a ponto de precisar de tranco não use o dinamo ou alternador para carrega-la: R$15-30,00
Se você usa o dinamo ou alternador para carregar a bateria depois de uma descarga que exigiu um tranco, esta no caminho errado, o tranco é bom para levar o carro para casa mas não é porque voce andou com o carro que a bateria já esta carregada mesmo que agora ela de uma partida. Garanto que cada vez que você fizer isso vai danificar sua bateria em 30% e não vai conseguir boa recarga, com o tempo vai ter que substitui-la por recarga incorreta(A recarga destes dispositivos não é suficientemente estabilizada, e é muito veloz, ou seja é segura apenas para repor uma bateria com meia carga).
Recarregue usando um carregador nem que seja destes mais baratos com lampada (R$ 15-30,00). Voce vai achar em hiper-mercados. Sempre tire a bateria do carro para recarga se necessário e de acordo com a velocidade do carregador e da capacidade da bateria deixe ela carregando com carinho e vai ficar ótimo! Carregadores de lâmpada demoram até 72 horas para carregar uma bateria - não há riscos de sobrecarga, porque a bateria para de receber carga depois de um certo limite.
Veja o tópico 15 para diagnósticos do dinamo/alternador.
13==Se sua bateria permite repor água, deve-se cuidar do nível 1 vez por mês: (R$ 1,00)
As baterias de repor água exigem um cuidado especial, a reposição de água destilada, ou a checagem do nível de água.
O procedimento é muito simples, mesmo! Retire a tampa que da acesso as tampinhas de reposição e verifique o nível de eletrólito e se necessário complete com água destilada. O liquido deve ficar cerca de 2cm acima das placas ou no nível assinalado na bateria.
Você pode encontrar água destilada em auto-peças e até em farmácias, ou coletando água da chuva, mas o preço de comprar o produto específico é irrisório e aumentará muito a vida útil da sua bateria!
As baterias de repor água tem a vantagem de que podem ser "lavadas" por dentro quando não seguram mais carga, para isso, você precisará gastar cerca de no máximo 20 reais, com bicarbonato de sódio e solução para bateria, siga o tópico deste fórum para mais informações:
http://ybrfactor.forumeiros.com/t874-sua-bateria-nao-segura-mais-carga
14==Comutador de ignição R$ 12,00
"O fusquinha esta bem o unico problema é que na hora de dar partida tem que voltar um pouquinho a chave senão ele morre"
Comutador de ignição com mau contato é o pior dos vilões para a seu motor de partida e também para sua bobina e bateria! Irá sem dúvida danifica-los(ou seus auxiliares), vai queimar o platinado em menos tempo, vai estragar o condensador, vai queimar tudo me escute - este sistema não pode trabalhar com mau-contato, porque vai estragar o bendix que é um pouco chato para fazer a troca (tem que entrar embaixo do carro). O comutador é barato, e a troca dele fará uma economia incrível de bateria, se o carro chega a não girar nada o motor de partida, o culpado pode ser o comutador.
Atras de onde se coloca a chave do carro solta-se 2 parafusos fenda e terá imediatamente acesso ao comutador de partida, depois para soltar a fiação, va no porta malas e soltando com cuidado os cabos do comutador você anotará as cores e como estavam ligados caso se perca, depois será só colocar o comutador novo e evitar muitas dores de cabeça! Se tiver dúvidas das ligações dos fios, entre em contato e responderei imediatamente, acredita é muito simples trocar esta peça que se não trocada pode trazer muitas dores de cabeça no futuro!
15==Se a luz da bateria não apaga ou demora para apagar quando se acelera R$10-60,00
Dinamo(fusca até anos 80)
Para tirar a dúvida se o dinamo carrega ou não a bateria veja o seguinte tópico:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,64815.0.html
Para trocar as escovinhas do dinamo veja o seguinte tutorial do misterjk:
http://portalvolksvida.blogspot.com....scovas-do.html
Por último verifique o regulador de voltagem conforme o tópico 16
Alternador - vídeos do tonella:
http://www.youtube.com/results?search_query=alternador+tonella
Veja o tópico número 20 para diagnóstico de dinamo e alternador antes de tomar qualquer decisão.
16==Verifique como anda o regulador de voltagem:
Alguns problemas de regulador podem apagar a luz da bateria, mas sem carrega-la, verifique!
17==Verifique a fiação do freio embaixo do tanque de gasolina (descarregam a bateria, podem tirar sua vida ou destruir seu carro) R$1,00
1- Afroxe os parafuso da roda dianteira do motorista sem tira-los.
2- Erga o carro com um macaco colocando o macaco na frente do carro nos suportes.
3- Desparafuse e tire a roda, ve os fios do cilindro de freio? Verifique se estão imendados com fita isolante se estiverem use muita fita isolante para encapar, pois se entrar água vai dar curto e descarregar a bateria
4- Repare nos conectores eles devem ter uma proteção plastica, mas se não tem, retire um de cada vez e use uma capinha de plastico para terminal, acha em auto-peças e é bem baratinho, exceto que você não ligue de faíscas numa batida forte embaixo do seu tanque, recomendo que pelo menos enrole estes terminais com fita isolante para que quando o cabo escapar e bater na lataria (na batida), ele não produza faísca.
18==Verifique fiação próximas do tanque e em lugares onde passa gasolina R$0,00
1- Abra o capo do porta-malas. Verifique o estado dos fios que ligam as setas, faróis, etc. Devem estar todos em bom estado e não desemcapados. Estamos perto do tanque, além de descarregar a bateria isto pode ser perigoso em batidas!
2- Abra o capo do motor, veja se a fiação que leva energia a bobina não esta deteriorada. Todos os cabos devem ter terminais ou terminais encapados neste ponto.
3- Troque os cabos de vela - você vai gastar R$7,00 num jogo segunda linha marflex, que é relativamente melhor que usar um cabo muito velho!
4- Verifique se não há curtos com a buzina (ela não funciona mas seu rele ou esta própria aquece)... ela fica embaixo do farol do lado do
motorista, se tiver um fio solto ao invés da buzina ali encape-o. Abra o capo e veja se não há um rele próximo desse local (Geralmente vermelho
com um simbolo circular), se estiver quente com o carro desligado, melhor desligar estes fios e encapa-los com carinho - pois é um consumidor em potencial.
19==Elimine Gambiarras do interior R$0,00
1- Do lado do passageiro passa o chicote elétrico, dificilmente isto causa incendios perigosos, exceto quando a mangueira de combustivel foi
erroneamente passada neste local (culpa de mecânicos inexperientes), mas a descarga da bateria é provavel! Erga o carpete do lado do passageiro
que fica encostado no tunel, verá uma espécie de tubo de borracha onde passam os fios do seu carro, veja o estado dele, se tiver furos ou
rasgos, examine atentamente, se não há aquecimento com o carro em funcionamento, encape estes pontos para evitar entrada de água ou outras
coisas. Suavemente balance este tubo emborrachado e veja se algum componente do carro falha(com o carro ligado)
2- Puxe a lente da lampada de iluminação interna e verifique como estão seus fios. Para deixa-la apagada sempre, deixe o interruptor no centro, e
consulte o manual do veículo.
Fique atento a essa outra dica:
O toca-cd rouba carga da bateria mesmo desligado em cerca de 0,05Ah. se o carro tem dinamo e fica mais que 2 dias parado ou anda muito pouco, isso pode ser fatal, neste caso deve-se seguir o tópico 5 que se seguirá.
Agradecimentos à: Jperson, Fabricio, Lubisomem e Alemão da comunidade Buggy e Bar por terem sido uma grande fonte de conhecimento.
CRÉDITOS : 1300Lbranco - Forum Fusca Brasil - 2013
O meu fusca não está ligando , gira toda a chave e não liga acende aluz da bateria e a luz do freio de mão. Mas tem dia que liga
ResponderExcluirO meu fusca não está ligando , gira toda a chave e não liga acende aluz da bateria e a luz do freio de mão. Mas tem dia que liga
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