Primeiro carro produzido pela Fiat do Brasil.Um de seus comerciais de lançamento, a Fiat exibiu um 147 atravessando a ponte Rio-Niterói (14 km),com somente 1 litro de combustível. O 147 trazia novo conceito em tecnologia, aproveitamento de espaço e em tempos de crise do petróleo atendia um mercado que exigia um carro econômico. Foi oferecido primeiramente na versão L e GL de motor 1050 e 55cv, posteriormente ganhou versões mais requintadas com motor 1300 61cv; A GlS e os esportivos "Rallye" e ''Racing''...e é do segundo que falaremos hoje no Esportivo da Semana:
''Depois do 147 rallye, a Fiat resolveu apostar em uma versão mais esportiva o que resultou na versão Racing. As novidades eram muitas, principalmente no painel que contava com contas giros eletrônico, voltímetro, manômetro de óleo, hodômetro totalizador, indicador de temperatura da água e as várias luzes espia. O volante era novo também com 4 raios e um detalhe muito interessante é que no lugar do simbolo FIAT azul, com era usado na época, foi colocado o emblema tradicional de 1925.''
Trecho Retirado de ''Relíquias, Jeep''
E seguindo esse mesmo conceito...o 147 Racing Marcava pelo Pioneirismo em algumas características e por contar com uma válvula no motor chamada ''desafogadora'' o que melhorava no desempenho e consumo lhe fazendo render 72cv com o mesmo 1300 do 147 comum. E com a mesma velocidade que veio ao mercado visando atingir a classe jovem ele se foi...deixando saudade e sendo substiuido nos anos 80 pelo Spazio TR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário