Precursor do tenebroso GTi chega em 1984 ao mercado o Gol GT 1.8. O modelo, com motor de Santana, esbanjava potência e não tinha consumo muito alto, além de ser a sensação dos jovens da época. Com um Motor AP800S, de 99 cavalos farsantes [pois na legislação da época carros com mais de 100cv não pagavam IPVA], a potência real dele era 105cv, e já deixava mais da metade dos ''banheirões'' da época pra trás. Contando com um carburador de corpo duplo Webber o Gol GT tinha alto torque e potência nas altas velocidades, o que a galera da Velha Escola mais presava na época que valor do combustível não tinha importância no bolso das pessoas.
Dispunha de um painel de instrumentos maravilhosamente completo, com Conta-giros, hodômetro total e parcial, além de medidores de temperatura e combustível, além de luzes espia. O teu painel de desenho harmônico era sensação e se difere dos Gols 'normais' por ter uma faixa vermelha em toda sua extensão e a inscrição GT no local reservado pela VW para colocação de algum alto falante. O tal alto falante era vendido na própria concessionária e dificilmente passava despercebido pelos donos na compra. O volante do Gol GT já era o famoso 4 bolas herdado do Santana da época e que perdurou até o GTi de 1994. Outra curiosidade da época é que seus instrumentos eram comprados na concessionária por donos de Gol's básicos e até de outros carros da linha para aperfeiçoamento dos outros painéis que só contavam com medidores ditos essenciais da época. O Gol GT tinha um console de desenho espartano que se estendia até o freio de mão. Sua manopla de câmbio era a chamada Bola de Golf, acessório de época instalado até em Fuscas nos anos 80. Nas portas contava com acabamento em vinil e faixa acarpetada na parte inferior, além dos controles dos retrovisores e vidros elétricos. O modelo tinha bancos Recaro, outra sensação na época.
No exterior, o Gol GT não deixava a desejar em esportividade. Contava com faróis auxiliares de longo alcance da marca Rossi e Faróis de Neblina Cíbie, além de Batentes no parachoque e uma faixa vermelha contornando o painel frontal que o diferenciava ainda mais do Gol básico. Tinha retrovisores de Passat com controle interno e Frisos protetores de porta em Borracha forte, além das Rodas herdadas do Passat Pointer da época, fabricadas pela Avus alemã e chamadas de ''Snow flakes'' na atualidade pelo seu desenho que lembra um floco de neve.
No mais o Gol esportivo contava com Grade na cor do veículo, coluna das portas com acabamento característico, inscrições GT-1.8 na tampa traseira, no painel lateral e emblema GT que fazia faixa inferior no vidro traseiro, vidros verdes, desembaçador e faixa preta no alto do painel traseiro. Mesmo com o alto preço na época até hoje ele faz a cabeça de muitos jovens e nunca perderá seu status de Primeiro Esportivo da Linha Gol.
Parabéns pela matéria, a primeira foto e do meu gol GT.
ResponderExcluirUma correção..o volante quatro bolas só foi colocado nos Gols de 90 prá cima... dos GTs 84,85 e 86 o volante era o do antigo Passat TS aliás,de pega tão boa ou melhor que o 4 bolas! Eu sei porque tenho um GT 86 preto!
ResponderExcluirRui Soares
Mooca -S.Paulo
Não fala besteira, o Gol GT 86 veio com o volante quatro bolas de fabrica é só vc pesquisar um pouco mais.
ResponderExcluirOutra coisa: a bola do câmbio semelhante a uma bola de golf só surgiu no Gol GTS e não no GT.
ResponderExcluirNão havia na porta controle de vidros elétricos nas portas porque o gol GT não saiu com vidros elétricos.
Já tive três GOl GT e ainda tenho um 1984.
Tenho todas as revistas nacionais que ele saiu. As fotos estão lá!
Grande abraço a todos.
Além do que, conforme dito pelo outro colega, o GT foi lançado com o volante do Passat TS, de 4 botões. E estes botões tinham a borda vermelha, em clara referência à esportividade do modelo.
ExcluirEu queria saber o preço do painel do gol gt ano 86
ResponderExcluir