segunda-feira, 16 de julho de 2012

SP II , Esportivo da Semana


 Vale contar a história de um dos mais carismáticos já produzidos por aqui. 
Hoje a idéia é falar de um carro tão diferente que, de certa forma, continua atual.


O SP-2 foi pensado, projetado e desenvolvido totalmente no Brasil. Apesar de ter chegado às lojas em 1972, a sua apresentação como carro-conceito se deu um ano antes na Feira da Indústria Alemã.

O significado da sigla é bem interessante. Já li pelo menos duas versões sobre sua origem. Uma delas diz que é uma homenagem a São Paulo. A outra, mais convencional, é uma abreviação de Sport Prototype.


O primeiro, foi feito em cima de uma Variant. A primeira versão do esportivo, chamada de SP-1, teve apenas 88 unidades e mal foi lançada. O motor 1600 simplesmente não dava conta do recado, visto que a carroceria do modelo é composta de chapas de aço.
O SP-2 recebeu um motor boxer 1700cc e 75 cv. Pode parecer pouca coisa hoje, mas na época acabou sendo um diferencial importante para alavancar as vendas. O “veneno”, além da maior cilindrada, era garantido pelos 2 carburadores Solex.

O interno merece vários elogios. Os bancos são fundos, envolventes e o painel conta com seis instrumentos, quatro deles no console , voltados para o motorista.

Naquela época a Dacon, preparadora de luxo VW, lançou sua própria versão. Na tonalidade  preto Cadillac, os bancos eram cor caramelo, rodas do tipo mexerica e os vidros eram trocados por charmosos esverdeados . Vale lembrar que ninguém usava película nos anos 70, só estes exemplares exclusivos.


A mesma empresa projetou e fez vários testes com o protótipo chamado de SP-3. Esse carro recebeu o motor do Passat TS de 1800cc e  tinha um desempenho finalmente tão arrojado quanto o design. Os 100 cv faziam com que atingisse a velocidade máxima de 180 km, não se sabe o paradeiro desse protótipo.


O SP-2 saiu do mercado em quatro anos. Pouco mais que 10.000 unidades foram comercializadas. Atualmente são veículos de coleção e continuam espalhando seu charme pelas ruas, como faziam há quatro décadas.

Resumo de matéria do Fórum Flash Back Automotivo, Por Gabriel Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário